convido a ouvir

sábado, 17 de setembro de 2011

O Círio da Prata Grande. Festividades da Nª Srª da Nazaré em Mafra




O Círio da Prata Grande ou dos Saloios, vem anualmente do concelho de Mafra à Nazaré, voltando cada ano a uma das 17 freguesias do concelho de Mafra (um giro que se repete de 17 em 17 anos em cada freguesia) e transporta numa berlinda uma imagem de Nossa Senhora da Nazaré.

É uma celebração religiosa com profundo significado para as gentes desta região, vestem o seu melhor fato e rezam para que possam voltar a ver a  Nª Senhora  na sua freguesia, daí a 17 anos. Engalanam-se as charretes e os cavalos, que marcham a compasso, ouve-se a banda filarmónica tocar, celebra-se a eucaristia e há emoção no acenar de lenços brancos na despedida à virgem...
Perto de mim um senhor de 'meia idade' com os olhos marejados de lágrimas, disse-me baixinho " 'menina' é a última vez que vejo a  Nossa Senhora, daqui a dezassete anos já cá não andarei!"...

Pequeno historial em; http://senhoranazaremafra.com/index.php?page=cirio


































 




mariam, 2011/09/17

5 comentários:

Filó disse...

Pois é Amiga,

Bonita reportagem do Círio de despedida da Nossa Senhora da Nazaré em Mafra, para outra freguesia...
Eu despedi-me de Nossa Senhora com o meu neto mais novo de 2 anos, ao colo e também me questionei: Como será daqui a 17 anos?...meu neto já terá 19 anos e eu ??...sabe-se lá...e a lágrimita correu, claro...
É de facto muito emotivo tanto a chegada como a partida da Nossa Senhora da Nazaré...
Esperemos que daqui a 17 anos possas fazer novamente a reportagem e eu possa comentar...(srsrsr)
Parabéns, estao muito bonitas as fotos

Beijo Amigo

OUTONO disse...

Momento único, que reproduzes com fé e prazer...vê-se.
Talvez também pense o mesmo, que o senhor de meia idade..daqui a dezassete anos ...muitas "estórias" já aconteceram e, apenas desejo que daqui a dezassete anos te saibam agradecer "no mínimo" o bem que fizeste com estas fotos e este post pela história nobreza e beleza da terra e das gentes que adoptaste...haja fé!
Beijinho.

mariam [Maria Martins] disse...

Filó e Outono, pela vossa presença e palavras amigas, bem-hajam!

e....Filó. daqui a 17 anos, conta com a foto reportagem pois então! É capaz é de sair um pouco tremida rsrsrs

Beijinhos e o meu sorriso para ambos :)
mariam

luis lourenço disse...

Oi, Mariam!

Não esqueci seu blogue e seu link.
Que linda reportagem...imegens que falam por. te deixo meu abraço carinhoso.

Véu de Maya

mariam [Maria Martins] disse...

Véu de Maya, Luís,
Obrigada!
Também continuo a 'passear' na sua casa de poesia, que muito aprecio, ando avessa é em deixar comentários.
beijinhos e o meu sorriso :)
mariam